A empresa ALVO Pulverização Ind. e Com. fica sediada na cidade mineira de Uberlândia. Tendo tido suas raízes no campo nasceu com o objetivo de oferecer um novo conceito na maneira de pulverizar.O Kit Alvo® foi desenvolvido na década de 90 pelo produtor rural Homero Fuzaro. Natural de Orlândia-SP, migrou ainda jovem com seus pais no ano de 1977 para o triângulo mineiro com a finalidade de desbravar o cerrado e plantar nesta nova fronteira agrícola. De origem italiana e muito temente a Deus, sempre teve na família pessoas que buscavam soluções criativas para as dificuldades no campo.
A idéia de desenvolver o Kit Alvo® partiu da necessidade existente na época de fazer a dessecação mesmo nos horários que existiam ventos fortes. Pela fazenda estar localizada a uma altitude superior a 900m o vento era forte durante a maior parte do dia, o que provocava deriva e impossibilitava uma pulverização eficiente.
A deriva além de ocasionar a perda de produto para a atmosfera, fazia com que o agrotóxico atingisse o operador. Outro agravante era que os produtos usados na época tinham toxicidade muito maior e poderiam causar problemas a saúde do trabalhador. Na época não existiam bicos com indução de ar, os quais foram desenvolvidos anos mais tarde para tentar diminuir a deriva através do uso de gotas maiores.
A princípio o Kit Alvo® era usado somente para dessecação. No final da década de 90 a Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) chegou ao Brasil e causou grandes prejuízos nas lavouras de soja não só da fazenda como nas de todo o país, levando muitos produtores á falência. Com a chegada da doença, foi observado a desfolha no baixeiro da soja, ficando evidente que a pulverização no sistema tradicional não atingia as partes baixas das plantas devido o entrelaçar das folhas de soja que formavam uma barreira foliar (chamada de efeito guarda-chuva) que impedia a chegada do defensivo no local.
Posteriormente se baseando no protótipo anterior, foi desenvolvido pelo produtor um novo equipamento com tubos feitos de material mais resistente e leve, para que o mesmo deslizasse sobre a cultura, abrindo-a e pulverizando o produto também no baixeiro sem causar dano mecânico nem abortamento de flores e vagens. Ao abrir a cultura e pulverizar, a planta quando volta cria um vácuo que “prende” o defensivo no interior da cultura. Como o Kit trabalha dentro da cultura, a deriva é evitada, possibilitando o uso de menos água, já que ela é apenas um veículo para a dispersão do agroquímico.
Graças a este novo equipamento conseguiu-se uma pulverização uniforme por toda a planta, inclusive no verso das folhas, tendo-se um excelente resultado no controle da Ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi) e também de doenças do baixeiro como o Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum). No controle de pragas o equipamento ao passar provoca o desalojamento do inseto e um contato maior da praga com o inseticida.
Com o Kit Alvo® o custo operacional diminui, já que sem a ocorrência de deriva e com o uso de bico cone vazio de gota fina, o volume de calda (L/ha) pode ser diminuído, permitindo que com apenas um tanque de água se consiga pulverizar uma área bem maior, e com o uso do bico a uma maior pressão consegue-se uma gota muito fina e com maior penetração.
O Kit Alvo® foi primeiramente desenvolvido para sanar os problemas de pulverização que ocorriam na fazenda. Tendo sido resolvido o problema com sucesso, houve o interesse dos agricultores vizinhos de adquirir esta tecnologia. Surgindo a necessidade de alcançar produtores de outras regiões do Brasil, a empresa foi criada para atender esta demanda.
Hoje várias regiões do Brasil já conhecem e usam este novo conceito em pulverização que vem ajudando os produtores a serem mais eficientes, já que melhora a qualidade da pulverização e a eficácia dos defensivos agrícolas.
Dar sustentabilidade a agricultura contribuindo com o meio ambiente: economia de água e redução da poluição.
Melhor aproveitamento do produto aplicado através do uso de tecnologia inovadora.
Ética, Segurança, Resolutividade, Inovação e Sustentabilidade.